Atendimento

Qual é a Função do Marketing Digital?

30/11/2020 20:49 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o marketing digital, não é mesmo? Mas, você sabe realmente o que é e qual sua utilidade?

Bem, apesar de que esse conceito possa parecer bem simples, é também muito abrangente.

Todavia, mesmo que possa ser tão subjetivo, muitas empresas e marcas sabem sobre a importância dessa ferramenta para os seus negócios.

Isso porque, essa é uma área que está em constante expansão e pode fornecer uma variedade de benefícios.

Assim sendo, caso esteja interessado em conhecer um pouco mais sobre o que é marketing digital e para que serve, continue lendo esse conteúdo!

No entanto, como dito antes, essa ferramenta é, de fato, bastante abrangente e subjetiva, pois existem inúmeras formas de as pessoas fazerem marketing através da internet.

As estratégias de marketing digital crescem cada vez mais com o passar dos dias, desse modo, existe uma grande variedade de estratégias, como por exemplo:

  • SEO;
  • E-mail marketing;
  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo.

Qual a importância do marketing digital?

Bem, agora que você já conhece melhor sobre o marketing digital, você sabe qual é a importância dessa ferramenta?

Hoje em dia, com os avanços da tecnologia, inúmeras pessoas estão cada vez mais conectadas à internet e realizam as suas compras online.

É por esse motivo que o marketing digital se tornou extremamente importante, assim como a internet tornou-se uma das melhores ferramentas.

Por meio de blogs, sites, motores de busca, e-mail, mídias sociais, dentre várias outras possibilidades.

Assim sendo, quando o objetivo é aumentar o alcance de alguma marca ou serviço, para alcançar uma gama maior de possíveis clientes e realizar mais vendas, o marketing digital é um poderoso aliado.

Pois, como diz o famoso ditado: “quem não é visto, não é lembrado".

Portanto, não é para menos que o marketing digital é de suma importância, uma vez que os métodos tradicionais têm se tornado cada vez mais obsoletos.

Como já foi dito, a cada dia que passa, as estratégias de marketing tradicional tem se tornado mais obsoletas, uma das razões é a falta de interatividade com o público.

Desse modo, uma das maiores vantagens do marketing digital, é possibilitar essa interação com mais facilidade.

Ou seja, as empresas realizam campanhas, publicações e outros tipos de ações, com o objetivo de atrair os consumidores e interagir com eles.

Assim sendo, os clientes poderão compartilhar as suas opiniões ou compartilhar com os amigos, de uma forma bem simples.

Isso acaba aumentando o engajamento com aquela empresa e o seu contato com o público-alvo.

O que é e para que serve o marketing digital?

Embora o marketing digital tenha se tornado amplamente popular hoje em dia, na verdade ele surgiu na década de 90 e consolidou-se por volta dos anos 2000.

Hoje em dia, o marketing digital tornou-se uma importante ferramenta para empresas, marcas e qualquer pessoa que deseja promover algum produto ou serviço na internet.

Mas, afinal, o que é marketing digital?

Bem, essa ferramenta está presente em nosso dia a dia, e é bem possível que você já tenha ouvido falar sobre.

Assim sendo, o marketing digital é um conjunto de estratégias que servem para promover serviços ou produtos, através de determinadas plataformas na internet.

Ou seja, essa é uma das ferramentas mais utilizadas por empresas e marcas que desejam se comunicar diretamente com o público no lugar e na hora certa.

Vantagens do Marketing Digital

Não há dúvidas de que você já deve ter entendido como o marketing digital é importante e como ele mudou, basicamente, a forma de fazer marketing. Essa mudança, no entanto, foi para melhor.

No entanto, ainda há muitas pessoas que se perguntam quais são as principais vantagens que essa ferramenta pode oferecer.

Sem dúvida, há uma série de benefícios, tanto para os consumidores, quanto para as empresas/marcas.

Assim sendo, veja a seguir algumas das principais vantagens!

1. Maior interatividade:

Como já foi dito, a cada dia que passa, as estratégias de marketing tradicional tem se tornado mais obsoletas, uma das razões é a falta de interatividade com o público.

Desse modo, uma das maiores vantagens do marketing digital, é possibilitar essa interação com mais facilidade.

Ou seja, as empresas realizam campanhas, publicações e outros tipos de ações, com o objetivo de atrair os consumidores e interagir com eles.

Assim sendo, os clientes poderão compartilhar as suas opiniões ou compartilhar com os amigos, de uma forma bem simples.

Isso acaba aumentando o engajamento com aquela empresa e o seu contato com o público-alvo.

2. Obtenção e análise de dados:

Outra vantagem do marketing digital em relação ao convencional, é que com as estratégias do digital é possível analisar e mensurar a efetividade de suas campanhas.

Isso não é possível no método convencional, o que acaba causando certos prejuízos, uma vez que não dava para saber se as campanhas estavam obtendo resultados ou não.

Ou seja, no marketing digital, ter a possibilidade de analisar os dados de uma campanha é essencial para poder saber se ela realmente atingiu o seu objetivo ou para identificar erros e implementar melhorias.

Assim sendo, é possível analisar todas essas informações através de algumas métricas como o Retorno sobre o investimento.

3. Novas oportunidades para as pequenas empresas:

Antigamente, o público conhecia apenas o que estava perto ou era bastante famoso.

Hoje em dia, é possível conhecer novas e pequenas empresas, mesmo à distância.

Pois, uma das grandes vantagens, é a diminuição da distância entre os clientes e as empresas.

Ou seja, as novas e pequenas empresas possuem mais oportunidades para atrair clientes distantes, através de uma campanha de marketing digital.

Desse modo, tanto as empresas quanto os consumidores saem ganhando.

Já que as empresas têm oportunidade de atingir um público maior e gerar mais vendas, enquanto os consumidores possuem a oportunidade de conhecer novas empresas.

E, além disso, possui um ótimo custo-benefício para as pequenas empresas, uma vez que é possível realizar ações de marketing com baixo orçamento.

Em suma, o marketing digital é um conjunto de estratégias que possuem o objetivo de promover produtos, serviços, conteúdos de empresas ou marcas.

Hoje em dia, essa ferramenta tornou-se não somente importante, como também essencial, para qualquer um que deseja aumentar o seu nível de alcance, ganhar mais clientes e gerar mais vendas.

Por fim, caso ainda possua alguma dúvida em relação ao assunto, não esqueça de deixar o seu comentário! Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os amigos!

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

A Tornera

A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.


Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.

O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.


Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.


A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!

Vamos tomar um café? Conte sua ideia