Explore a influência crucial do casting no sucesso de produções, desde filmes até publicidade. Descubra como a escolha certa de elenco impacta a qualidade e a recepção das obras. Saiba mais!
Você já parou para se perguntar o que realmente faz com que um filme, uma série ou um comercial atinjam o topo das paradas? É indiscutível que fatores como roteiro, direção, fotografia, edição e trilha sonora desempenham papéis fundamentais. No entanto, há um elemento frequentemente subestimado e até mesmo ignorado que desempenha um papel essencial: o casting.
O casting, ou processo de seleção e contratação de atores e atrizes, é uma etapa decisiva na criação de qualquer produção audiovisual. É nesse momento que se molda o perfil, a personalidade e a aparência dos protagonistas e coadjuvantes que darão vida à história.
Diante dessas informações, ficam os questionamentos: Qual é a função do casting no êxito de uma produção? De que maneira a seleção do elenco pode impactar a qualidade, a audiência e a recepção de uma obra? É o que vamos ver a seguir, através de exemplos de produções cinematográficas, televisivas e publicitárias que foram - ou não - um verdadeiro sucesso entre os telespectadores.
Continue a leitura e entenda a importância desse processo muitas vezes esquecido, desvendando como ele contribui diretamente para o sucesso de uma obra.
Como o casting é feito?
O processo de seleção de elenco pode variar de acordo com o tipo e o porte da produção. Entretanto, algumas das formas mais comuns no mercado publicitário são:
Teste: nessa modalidade, os participantes são chamados para realizar uma audição, durante a qual devem interpretar uma parte do roteiro, improvisar uma situação ou demonstrar uma habilidade particular. Essas avaliações podem ocorrer pessoalmente ou remotamente, por meio de vídeos enviados pela internet.
Oferta: nesse tipo de casting, os produtores já tem um ator ou atriz específico em vista para desempenhar o papel e apresentam uma proposta formal a essa pessoa. Sendo assim, o candidato não precisa realizar nenhum teste.
Escalada: aqui, a seleção de atores e atrizes ocorre sem a realização de testes ou audições, sendo feita exclusivamente com base em seus currículos, portfólios ou recomendações. Esse método é mais utilizado para escolher personagens secundários ou figurantes.
Agora que você já conhece as formas mais usuais de casting, que tal descobrir porquê ele é tão fundamental para o êxito de uma obra? Veja mais no tópico a seguir.
Por que o casting é tão importante para o sucesso de uma produção?
A influência do elenco é um dos elementos que mais impactam o produto final de uma criação, uma vez que é por meio dos atores e atrizes que a narrativa se desenrola e as emoções são comunicadas ao público. Um elenco bem escolhido tem o poder de cativar, envolver e emocionar a audiência, enquanto um elenco inadequado pode resultar em rejeição, indiferença ou até mesmo zombarias. A seguir, apresentamos alguns exemplos que ilustram como a seleção do elenco influenciou o êxito de uma produção. Acompanhe.
Filmes
O cinema é grandemente influenciado pela habilidade dos atores em transmitir emoções, sentimentos e mensagens ao público. Nesse contexto, o processo de seleção de elenco, destaca-se como um dos elementos mais cruciais na produção cinematográfica. Um casting bem feito tem o poder de transformar um filme em um clássico, impulsionar seu êxito nas bilheteiras ou mesmo torná-lo uma manifestação cultural.
Um dos casos mais notórios de um casting de sucesso foi o filme “Titanic”, de 1997, no qual Leonardo DiCaprio e Kate Winslet foram os protagonistas. Ambos os atores passaram por diversas provas até serem selecionados, e mostraram uma química tão intensa que encantou milhões de pessoas pelo mundo. O filme foi um sucesso absoluto de público e de crítica, sendo premiado com 11 Oscars, entre eles o de melhor filme.
Séries
A televisão é outro meio de comunicação que consegue influenciar e entreter milhares de pessoas pelo mundo. Por esse motivo, o casting é um dos fatores mais importantes de uma produção televisiva. Um casting bem-feito pode transformar uma série, uma novela ou um programa em um sucesso ou em um fiasco.
Um exemplo recente disso é a série "Game of Thrones", baseada nos livros de George R. R. Martin, que ficou no ar durante oito anos - de 2011 a 2019. A série é uma das mais populares e premiadas da história da televisão, conquistando fãs no mundo todo e recebendo 59 Emmys.
Um dos motivos de todo esse sucesso foi o casting. Mais de 500 atores e atrizes compuseram o elenco da série, dando vida a personagens fascinantes, envolventes e complexos. Entre eles, se destacaram Peter Dinklage, no papel de Tyrion Lannister, um anão sagaz e irônico; Emilia Clarke, na pele de Daenerys Targaryen, uma moça que vira a mãe dos dragões; e Kit Harington, como Jon Snow, um bastardo que se torna o rei do norte.
Outro caso de um casting acertado - porém um pouco mais antigo - é o da série Friends, que ficou no ar de 1994 a 2004 e que teve como elenco principal Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer. Os seis atores foram escolhidos depois de muitos testes, conseguindo estabelecer uma dinâmica tão envolvente e carismática, que conquistou o coração do público com suas histórias e personagens - com certeza você se identifica com algum deles. A série alcançou êxito tanto em termos de audiência quanto de crítica, sendo aclamada como uma das mais famosas séries de comédia de todos os tempos.
Publicidade
Um comercial brasileiro que foi um verdadeiro sucesso de produção - e continua a ser lembrado por conta de seu casting - é o da Bombril, que contava com a participação do humorista Carlos Moreno.
O comercial começou a circular em 1978 e virou uma “lenda” na publicidade brasileira. O astro por trás disso era o humorista Carlos Moreno, que interpretava vários personagens diferentes: donas de casa, celebridades, políticos e até bichinhos, todos elogiando as maravilhas da Bombril. Sob o lema "Mil e uma utilidades", o comercial era puro bom humor e irreverência.
O comercial da Bombril foi uma verdadeira pérola que marcou época. Sucesso de audiência e de crítica, recebeu prêmios em vários festivais de publicidade. A publicidade também fortaleceu a marca como uma líder em seu segmento, tornando-a sinônimo de qualidade, inovação e tradição. Além disso, o comercial impulsionou a carreira de Carlos Moreno, que virou um dos comediantes mais populares e admirados do Brasil.
No outro extremo, um dos comerciais mais desastrosos e inesquecíveis da história da publicidade brasileira foi o da Pepsi Twist, que teve a participação dos Trapalhões Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. A propaganda, de 2003, era uma homenagem ao grupo de humor e mostrava os quatro vestidos de limões, fazendo uma paródia da música “Twist and Shout” dos Beatles, com o lema “Pepsi Twist, o Twist da galera”.
A propaganda da Pepsi Twist foi um desastre de público e de crítica, sendo vista como de péssimo gosto, sem humor e ofensiva à lembrança dos Trapalhões, principalmente de Mussum e Zacarias, que já eram falecidos. Além disso, causou muitas indignações, processos e boicotes à marca, que foi obrigada a tirá-la do ar e se desculpar publicamente. O anúncio também manchou a reputação dos humoristas Didi e Dedé, que foram criticados por abandonarem seus antigos amigos e por se venderem por dinheiro.
Muito além das vagas: o conceito por trás do casting
O casting é um fator essencial para o êxito de uma produção, pois é ele que determina quem vai interpretar os personagens e como eles vão se comunicar com o público. Por isso, é necessário ter muita atenção e critério na hora de selecionar os artistas que vão fazer parte da iniciativa, afinal, o papel do casting não é só uma questão de preencher vagas, é uma forma de estabelecer uma ligação entre a obra e o espectador.
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