Atendimento

Dominando o Posicionamento de Mercado: O Papel Crucial do Marketing de Conteúdo

13/09/2023 13:02 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing
Equipe criando estratégia
(Fonte: Freepik/Reprodução)
O Marketing de Conteúdo, é a principal ferramenta para quem produz conteúdo online (como textos, vídeos, e-books, redes sociais), pois esta é uma estratégia aplicada para alcançar clientes em potencial, sem precisar fazer propaganda da marca. O Marketing de Conteúdo, atrai o público-alvo, de forma mais indireta, por garantir a solução de seus problemas. 
Conheça mais sobre o assunto e torne-se um expert nesse post!

A Importância do Marketing de Conteúdo na Era Digital

Não é novidade que o Marketing Digital tem se tornado uma das maiores tendências de investimento empresarial, não é mesmo?

Afinal de contas, os tempos mudaram e com ele, novas estratégias precisaram ser criadas e aplicadas para se manter interessantes, relevantes e ainda, garantir a visibilidade online e é por isso que você deve investir no Marketing de Conteúdo, recomendado por especialistas do mundo inteiro!

Mas, se você ainda não sabe o que é Marketing de Conteúdo, não domina nadinha dessa estratégia, mas ainda assim, deseja ter um excelente posicionamento de mercado, preparamos um guia prático que te explica tudo sobre o assunto!

O que é o Marketing de Conteúdo?

Em resumo, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante e consistente, cujo objetivo principal é o de atrair, envolver e conquistar uma audiência específica.

E, dessa forma, aumentar sua visibilidade online, crescendo a chance de conquistar novos clientes e potenciais clientes.

E, em vez de simplesmente promover produtos ou serviços diretamente, o Marketing de Conteúdo ainda oferece serviços mais completos, como oferecer informações sobre entretenimento ou soluções para as necessidades e interesses do público-alvo.

Toda essa abordagem proporcionada ao conteúdo produzido, visa estabelecer uma conexão mais profunda e rigorosa com os consumidores, construindo confiança e autoridade no mercado.

Por fim, saiba que o Marketing de Conteúdo pode abranger uma variedade de formatos, como artigos de blog, vídeos, infográficos, podcasts, ebooks, estudos de caso, webinars e muito mais.

Lembre-se de que o bom conteúdo não deve ser focado em vendas, mas sim, proporcionar algum benefício para quem está lendo ou assistindo. A venda é apenas uma consequência deste processo.

Então, agora que você já sabe o que é o Marketing de Conteúdo, fica mais fácil explorar essa estratégia para ajudar empresas a solidificarem seu posicionamento no mercado, alcançando o público-alvo certo, no momento certo e assim, destacando-se da concorrência.

As Estratégias do Marketing de Conteúdo

(Fonte: Freepik/Reprodução)

Garantir resultados positivos com o Marketing de Conteúdo, necessita de uma análise e aplicação correta, não é mesmo?

Por isso, a estratégia de Marketing de Conteúdo também é um processo fundamental no processo, já que visa levantar e documentar todos os aspectos necessários para começar a trabalhar.

E as estratégias, são divididas basicamente em 5 etapas:

Planejamento: Aqui, deve-se deixar claro quais pessoas devem ser responsáveis por cumprir determinadas tarefas e seus principais planos de ação.

Criação da persona: Desenvolver as personas (um público-alvo bem mais específico), deixa a criação de conteúdo mais direcionada e certeira, sem erro.

Produção de conteúdo: Você pode produzir conteúdos em diversos formatos como blog posts, ebook, e-mail, vídeo etc., desde que sejam pertinentes e de interesse do seu público.

Distribuição: Com os conteúdos prontos, você precisa saber distribuí-los nos canais certos para que atinjam sua persona, isso pode ser listas de e-mail e redes sociais, por exemplo.

Mensuração de resultados: claro que você precisa se certificar de que as estratégias aplicadas estão funcionando perfeitamente, não é mesmo?

Sendo assim, comece analisando os resultados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO é um especialista pode ajudar nisso!

Quais são os benefícios do Marketing de Conteúdo?

Entender a importância do Marketing de Conteúdo de forma palpável, vamos apresentar dados reais.

Atualmente, cerca de 72% dos profissionais que investiram nessa estratégia, afirmam que o Marketing de Conteúdo aumentou de forma significante o engajamento do público com sua marca.

Mas, não é só isso! O Marketing de Conteúdo ainda proporciona outros benefícios as empresas que investem nessa estratégia, observe: 

Aumenta o tráfego do seu site 

Até o ano de 2018, cerca de 86,7% das pessoas utilizam o Google como ferramenta principal de pesquisa.

Sendo assim, o seu site pode ter mais visibilidade a partir do Google, por isso, produzir um conteúdo relevante nunca foi tão importante como agora!

Além disso, essa é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google, o que facilita os acessos do público.

Lembrando que o posicionamento da sua página depende da quantidade de acesso, então, quanto melhor escrever, mais conteúdos estarão na primeira página!

E, aplicando a estratégia de Marketing de Conteúdo nesses casos, as empresas costumam ter 2,2 vezes mais visitas em seus sites.

Então, sim, é algo que vale o investimento!

Influência no engajamento com a marca

Pessoas mexendo nem rede social
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Como sabemos, o engajamento é um relacionamento muito bom, que deve ser priorizado e cultivado com constância para ajudar no crescimento da marca.

E, claro que nisso o Marketing de Conteúdo faz-se fundamental novamente!

Afinal de contas, é ao produzir um conteúdo de qualidade, que você aumenta as interações das pessoas com sua marca, criando esse engajamento que começa a fluir naturalmente.

Isso levando em consideração o Google como ponto de partida, ok?

E o resultado disso (em médio e longo prazo, geralmente) são clientes e público fiel que te recomendam e até defendem a marca.

Contribui para educação do mercado

Nem sempre o seu público sabe quem é você, em qual mercado atua e o porquê sua empresa oferece determinados produtos.

E sim, está tudo bem, pois isso tem solução: a produção de conteúdo focada em Marketing!

Nesses casos, é importante produzir conteúdos que esclareçam as dúvidas dos clientes e os ensinem tudo que precisam saber para tomar a decisão de compra sozinhos.

Entretanto, se o seu conteúdo for realmente de qualidade, você certamente vai aumentar a satisfação dos clientes, onde eles chegarão até você com a intenção  de compra e com total consciência do que é o seu produto e de como utilizá-lo.

Gera Vendas

Toda empresa quer gerar vendas, não é mesmo?

Mas, tenha em mente que nem sempre esse é o objetivo final de quem utiliza as estratégias do Marketing de Conteúdo, ok?

Sendo assim, aumentar as vendas é uma consequência positiva, resultado de um trabalho bem-feito.

Para atingi-los, basta focar na produção de conteúdo para guiar os leads por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão.

Impulsiona a geração de leads

Para encerrar o post, temos mais um benefício que o Marketing de Conteúdo proporciona às empresas: impulsiona a geração de novos leads.

Ok, até aqui você já deve ter alguns visitantes em seu site, mas sem informações cruciais sobre eles, você não conseguirá enviar o conteúdo certo para transformá-los em oportunidades e colocá-los em contato com um vendedor.

É por isso que gerar leads é o objetivo de muitas empresas brasileiras, que já conseguiram um resultado bem maior com o Marketing de Conteúdo!

A Tornera te oferece o melhor serviço de SEO

Quer ter mais visitas no orgânico? Melhore seu SEO com os conteúdos de blog da Tornera, você pode ter um texto de 1000 palavras todo otimizado por apenas 10 reais!

Aproveite essa dica e entre em contato!!

A Tornera

A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.


Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.

O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.


Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.


A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!

Vamos tomar um café? Conte sua ideia