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Marketing digital: o seu maior aliado em períodos de crise

01/09/2020 18:41 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing

Sabia que investir no marketing digital é uma das alternativas para não ter o comércio sufocado durante períodos de crise?

• O marketing digital vem crescendo bastante, à medida que vão surgindo ferramentas que facilitam a relação empresa – consumidor. Os sites e as redes sociais são exemplos de meios de comunicação de grande aceitação, apresentando benefícios a quem quer comprar e a quem quer vender.

•Isso configura o investimento em ações e estratégias de marketing realizadas em canais digitais e que tem por finalidade facilitar o processo de captação de leads e aumentar as vendas.

•A interatividade promovida por esses meios permite a aproximação entre empresas e clientes e, a praticidade de se obter informações sobre um produto ou mesmo comprá-lo, sem sair de casa, contribuem para alavancar um negócio. 

•Entretanto, começar a trabalhar com o marketing digital não é tão simples. Mas tudo fica mais fácil quando se planeja. E é por isso que destacamos aqui a necessidade se investir em um planejamento estratégico no marketing digital.

Planejamento estratégico no Marketing digital

O sucesso de todo trabalho depende de um bom planejamento. Mas, o que exatamente estamos buscando?

Primeiramente, na hora de planejar, você precisa explorar uma visão mais ampla do que é preciso fazer e, no marketing digital, não é diferente.

1° Trace um objetivo

Defina o que você quer ou onde quer chegar com o seu negócio.

Quer aumentar as vendas? Quer passar a vender na internet? Quer investir em uma ferramenta digital em específico?

Independente do objetivo, ele deve ser bem colocado.

2° Enumere ações a serem realizadas

Você definiu o que quer, agora, defina quais os caminhos podem ser percorridos para se alcançar o objetivo. Enumere ações e amplie o leque de opções a serem analisadas, pois pode acontecer de, no meio do caminho, você ter de adotar estratégias diferentes. Lembre-se que o mercado é dinâmico.

3° Defina seu público

Além de por no papel quais os meios a serem utilizados, você precisa definir quem quer atingir. E, para isso, conheça seu público! Trace sua persona destacando características fundamentais como faixa etária, desejos, medos, interesses e objetivos. Isso fará com que você tenha mais facilidade de abordar seu lead, na hora que seu planejamento já estiver em prática.

4° Defina como atrair seu lead

Nesta etapa, você já estará mais focado nas estratégias de abordagem e conversão do lead. Como atrair e convencer meu cliente a consumir meu produto ou adquirir meus serviços?

No marketing digital, uma dica é investir na adoção de estratégias de marketing de conteúdo. Consiste em um processo de publicação e envio de conteúdos relevantes com a finalidade de atrair e encantar clientes (Inbound Marketing). O conteúdo ideal para o cliente ideal.

Aposte no marketing de conteúdo em sites, blogs e em redes sociais, como o  Facebook e o Instagram. As pessoas estão conectadas e a circulação de informações é prática e rápida. Você oferece produtos e serviços pela internet e um grande número de pessoas tem acesso a eles. Em períodos de crise, o investimento no uso de canais digitais é uma forma rentável para seu negócio, proporcionando uma vazão maior de oportunidades.

5° Estude como será apresentado e vendido o seu produto ou serviço

Se você vende algum produto, defina como ele será exposto no mercado. Algumas perguntas que podem ser feitas são:

Qual a faixa de preço do meu produto?

Essa faixa está de acordo com as condições do meu público?

Está muito caro? Ou está desvalorizado?

Farei promoções?

São questões básicas, mas que são um norte na hora de estabelecer estratégias de vendas.

6° Faça orçamentos

Você quer ter lucro e isso é totalmente oposto a perder dinheiro em qualquer etapa de um planejamento. Logo, avalie o custo/benefício de suas propostas. Não é viável investir muito em uma ação, se o resultado não for satisfatório. Lembre-se: sempre defina o quanto você pode gastar, sem correr o risco de ter prejuízos futuros. Ponha tudo na ponta do lápis.

7° Estabeleça prazos 

Metas precisam de prazos. É uma forma de manter um controle e evitar prejuízos. Por isso, estabeleça prazos para cada ação. Se for necessário, prorrogue ou mesmo adiante ou tempo de execução de uma estratégia. Como já exposto, o mercado é dinâmico e mudanças são normais e fazem parte do trabalho. Tenha prazos para se organizar e garantir o sucesso de seu planejamento estratégico.

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