Entenda quais são os formatos de imagens usados e para qual situação cada um deles é melhor.
Para quem não está acostumado com o vocabulário publicitário, é complicado entender a língua que as agências falam. Alguns termos ainda geram algumas dúvidas. Um bom exemplo é o “formato de arquivo”.
Durante a criação de um material, inúmeras versões passam por aprovações e ajustes, transitando entre agência e cliente, até o envio para o fornecedor. E para cada uma delas, é preciso trabalhar a logomarca em um formato diferente.
Entenda alguns desses formatos de arquivos:
Logomarca em baixa
As logomarcas em baixa não são feitas para serem editadas. A diferença é que a qualidade dessa imagem é bem menor. Logo, esses arquivos são mais leves e fáceis de serem compartilhados, seja por e-mail, redes sociais ou dispositivos móveis.
Logomarca em alta
Assim como a logomarca em baixa, a logomarca em alta é um arquivo fechado, ou seja, não é feito para ser editado. No entanto, a qualidade da imagem e cores continua sendo alta e pode ser redimensionada para diversos tamanhos.
Outro ponto importante é em relação ao “peso” do aquivo. Imagens em alta qualidade (ou alta resolução, como também são chamadas) são mais pesadas e mais difíceis de serem compartilhadas.
Mas qual a real diferença entre logos em baixa ou alta?
Tudo é uma questão de DPI (Dots Per Inch). Em tradução livre, a sigla significa “Pontos Por Polegadas”. Isto é, a densidade de pontos que podem ser encontrados no espaço de uma polegada em uma imagem. Esses pontos podem ser pixels (quando a imagem está digitalizada) ou pontos de impressão (quando a imagem é impressa).
Quando gerada, a imagem é formada por uma quantidade predeterminada de pontos. O tamanho desses pontos aumenta ou diminui quando a mesma é redimensionada. Dessa forma, eles podem aumentar até determinado nível em que é possível identificá-los a olho nú. É o que chamamos de imagem pixelizada, ou seja, de baixa qualidade.
Para uma imagem ser considerada de alta resolução ela precisa de 300 DPIs, mas depende muito da dimensão final em que o trabalho será confeccionado. Por isso é fundamental que profissionais especializados sejam os responsáveis pelos processos, evitando qualquer tipo de problema.
Logomarca em vetor
Quando ouvir o termo logomarca em vetor ou logomarca em curvas saiba que essas imagens estão salvas em um formato passível de edição. Uma outra forma de se referir a esse formato é como “arquivo aberto”. Elas podem ser ampliadas sem restrições. Portanto, é importante que a sua logomarca esteja em vetor para a criação das demais peças. Dessa forma é possível garantir a qualidade da imagem na hora da confecção do material, seja ele um pequeno bloco de notas ou um outdoor.
Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.
Categorias
A Tornera
A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.
Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.
O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.
Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.
A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!