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Importância de Criar Estratégias de Acordo com o Perfil de seu Negócio e Clientes

03/12/2021 13:00 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing
Equipe criando estratégia
Se você trabalha com marketing ou publicidade, certamente já foi questionado sobre qual é o público-alvo de sua empresa. Entender quem está comprando é fundamental não apenas para o desenvolvimento do produto, mas também para a produção de conteúdo que oriente a aquisição de novos clientes.

Ao produzir material para o blog ou rede social de uma empresa Estamos usando um recurso interessante que torna mais fácil focar nos tópicos: a criação de uma persona. Essa é a definição do cliente típico, com todas as principais características do comprador.

Lidar com este desafio de criar e montar uma ou mais personas pode ser mais fácil se você fizer as perguntas certas. Depois, basta usar essas informações de forma produtiva para que todas as ações e decisões estejam alinhadas a esse perfil.

O que é Persona?

Persona é uma representação fictícia de seu cliente ideal. É baseado em dados reais sobre o comportamento e dados demográficos de seus clientes. Também representa a criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma boa definição de persona é precisamente o contato com seu público-alvo. Isso permite que você identifique características comuns entre os compradores em potencial em uma análise rápida.

Se você tem uma base de clientes, esta é a fonte perfeita para sua pesquisa. Mesmo que você tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, algumas delas tendem a ilustrar sua personalidade.

Mas não é necessariamente classificado por sexo, idade ou região, mas sim por seus hábitos de consumo e preferências pessoais. São dados que vão além de uma pesquisa numérica.

Uma dica importante é focar nos clientes satisfeitos e insatisfeitos. Em qualquer caso, você aprenderá algo sobre a percepção de seu produto e os desafios que seus clientes estão enfrentando.

Qual a diferença entre persona e audiência?

Esses conceitos geralmente levam à confusão. Portanto, vamos deixar uma coisa muito clara: Persona e grupo-alvo não são sinônimos!

Veja um exemplo prático: 

Público-alvo: Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, estudaram arquitetura, com renda média mensal de R $ 3.500. Eles querem melhorar suas habilidades profissionais e gostam de viajar.

Persona: Pedro Paulo tem 26 anos, arquiteto recém-formado e autônomo. Ele está pensando em desenvolver sua carreira no exterior através do mestrado, pois gosta de viajar, é solteiro e sempre teve vontade de trocar ideias. Ele está procurando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitam estudantes estrangeiros.

Você sabe a diferença?

Em geral, o público-alvo é um amplo segmento da sociedade em que você se inspira para vender produtos ou serviços. A persona, conforme comentado no tópico acima, é a retratação do seu cliente ideal de forma mais humana e personalizada.

3 etapas para criar uma estratégia de negócios

        1.Definição de planejamento estratégico 

A primeira etapa para trabalhar no estabelecimento de estratégias em sua organização é, essencialmente, pensar em todo o seu planejamento. Uma ferramenta muito útil nesta etapa é o plano de negócios.

Este documento deve ser completo e levar em consideração todos os dados e informações relevantes ao ambiente interno e externo da empresa. Essencial para iniciar um negócio, pode ser criado ou revisado por organizações já ativas!

Veja alguns dos tópicos que devem ser abordados no plano de negócios da empresa: 

Definição de missão e visão 

A definição da missão da empresa, bem como sua visão e principais objetivos é uma Afinal, uma das etapas mais importantes no trabalho com estratégias de negócios são responsáveis por ditar como a organização se comporta no dia a dia.

Portanto, a missão deve sempre responder por que o negócio existe, enquanto a visão define como a empresa gostaria de ser vista daqui a alguns anos.

Análise de mercado 

Outro tópico muito importante do plano de negócios é a análise de mercado. Quem são os concorrentes diretos e indiretos da empresa? Quem são os clientes potenciais que podem negociar com a empresa?

Este artigo permite que você use a análise SWOT para obter uma melhor compreensão das maiores oportunidades e riscos do mercado.

Relação custo-benefício do produto ou serviço 

Também neste documento é interessante pensar no posicionamento do produto ou serviço da empresa no mercado ao qual se pretende conectar.

Também é necessário levar em consideração o perfil do consumidor e avaliar se os benefícios da mercadoria são compatíveis com seu preço. Os clientes estarão dispostos a pagar pelo que a empresa comercializa?

        2.Diagnóstico preciso das necessidades de negócios 

A segunda etapa crucial na definição de uma estratégia de negócios é fazer um diagnóstico preciso que representará todas as necessidades que a empresa está enfrentando.

Por exemplo, o do atual brasileiro na crise econômica, a queda nos números brutos e líquidos da empresa ficou evidente e, infelizmente, milhares de vagas foram fechadas. Isso é uma realidade na sua empresa?

Por quais problemas sua empresa passou? A queda nas vendas é devido a um menor número de clientes entrando e saindo ou é devido ao gasto obviamente menor dos clientes existentes?

Quanto melhor for definido o porquê da estratégia, maiores serão as chances de ela atingir seu objetivo.

Agora que identificou cada um dos problemas, você precisa seguir em frente. Entender e explicar por que eles ocorrem no ambiente corporativo é uma tarefa importante que requer atenção!

        3.Alinhando Atividades Promocionais 

Por fim, chegamos à última etapa apresentada neste artigo: Definir e alinhar as atividades promocionais a tudo o que foi abordado e demonstrado nas etapas anteriores!

Quais são os objetivos da sua campanha? Você está conquistando novos consumidores, incentivando-os a manter a empresa ou diferenciando sua marca de seus concorrentes?

Conclusão

Alinhe o perfil da empresa com observações sobre o comportamento do público consumidor e desenvolva ações que valorizem o melhor de cada uma das partes!

Destaque os objetivos gerais e específicos da campanha, explique por que foi realizada e determine quem é o público-alvo. Aproveite a oportunidade para incluir tendências de mercado também neste balanço.

No varejo, por exemplo, é possível investir em promoções que incentivem os clientes a comprar os kits. Para isso, você pode colocá-los juntos em embalagens diferentes das usuais no mercado. É uma opção interessante principalmente para as épocas festivas.

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