1.Definição de planejamento estratégico
A primeira etapa para trabalhar no estabelecimento de estratégias em sua organização é, essencialmente, pensar em todo o seu planejamento. Uma ferramenta muito útil nesta etapa é o plano de negócios.
Este documento deve ser completo e levar em consideração todos os dados e informações relevantes ao ambiente interno e externo da empresa. Essencial para iniciar um negócio, pode ser criado ou revisado por organizações já ativas!
Veja alguns dos tópicos que devem ser abordados no plano de negócios da empresa:
Definição de missão e visão
A definição da missão da empresa, bem como sua visão e principais objetivos é uma Afinal, uma das etapas mais importantes no trabalho com estratégias de negócios são responsáveis por ditar como a organização se comporta no dia a dia.
Portanto, a missão deve sempre responder por que o negócio existe, enquanto a visão define como a empresa gostaria de ser vista daqui a alguns anos.
Outro tópico muito importante do plano de negócios é a análise de mercado. Quem são os concorrentes diretos e indiretos da empresa? Quem são os clientes potenciais que podem negociar com a empresa?
Este artigo permite que você use a análise SWOT para obter uma melhor compreensão das maiores oportunidades e riscos do mercado.
Relação custo-benefício do produto ou serviço
Também neste documento é interessante pensar no posicionamento do produto ou serviço da empresa no mercado ao qual se pretende conectar.
Também é necessário levar em consideração o perfil do consumidor e avaliar se os benefícios da mercadoria são compatíveis com seu preço. Os clientes estarão dispostos a pagar pelo que a empresa comercializa?
2.Diagnóstico preciso das necessidades de negócios
A segunda etapa crucial na definição de uma estratégia de negócios é fazer um diagnóstico preciso que representará todas as necessidades que a empresa está enfrentando.
Por exemplo, o do atual brasileiro na crise econômica, a queda nos números brutos e líquidos da empresa ficou evidente e, infelizmente, milhares de vagas foram fechadas. Isso é uma realidade na sua empresa?
Por quais problemas sua empresa passou? A queda nas vendas é devido a um menor número de clientes entrando e saindo ou é devido ao gasto obviamente menor dos clientes existentes?
Quanto melhor for definido o porquê da estratégia, maiores serão as chances de ela atingir seu objetivo.
Agora que identificou cada um dos problemas, você precisa seguir em frente. Entender e explicar por que eles ocorrem no ambiente corporativo é uma tarefa importante que requer atenção!
3.Alinhando Atividades Promocionais
Por fim, chegamos à última etapa apresentada neste artigo: Definir e alinhar as atividades promocionais a tudo o que foi abordado e demonstrado nas etapas anteriores!
Quais são os objetivos da sua campanha? Você está conquistando novos consumidores, incentivando-os a manter a empresa ou diferenciando sua marca de seus concorrentes?