A forma de consumo e o consumidor mudaram muito recentemente. E você já pensou se o seu negócio está acompanhando essa evolução?
Não é mais suficiente apenas criar seu produto e colocar um anúncio para vendê-lo ou para manter seus clientes! Os consumidores pesquisam antes de fazer uma compra, especialmente aqueles que exigem maiores investimentos antes de fechar um negócio. Eles acessam buscadores online e pesquisam bastante em diversos sites e até nas redes sociais da marca e de outras pessoas próximas a eles para entender do que estão falando. Munidos de informações, eles escolhem o produto que acham que ajudará a resolver seu problema agora.
Este novo comportamento traz consigo vários problemas que a empresa tem de enfrentar para fazer crescer o seu negócio, para vender e até para se expandir. Isso inclui o uso de redes sociais, o uso de inbound marketing e a padronização de marketing e vendas.
E no post de hoje abordaremos justamente este tópico: Como o marketing e as vendas podem funcionar de forma integrada para aumentar as vendas e reter clientes.
Visto dessa forma, parece uma justificativa, não é? E hoje se torna crucial se uma empresa deseja crescer. Muitas empresas já pensaram em como o marketing e as vendas podem trabalhar juntos. Algumas empresas que compreenderam como aplicar esse pensamento já estão colhendo os frutos. No entanto, outros que ainda não o colocaram em prática de forma adequada permanecem desacreditados quando se trata de eficiência. A verdade é que é necessário um bom planejamento para integrar efetivamente esses dois setores.
Se você deseja entender melhor como essas dinâmicas funcionam e como aplicá-las de maneira eficaz e eficiente em seu negócio, continue lendo, continue este post e aproveite muito bem todos os insights!
O que uma equipe de marketing faz?
O que uma equipe de marketing faz?
Primeiro, precisamos entender o que uma equipe de marketing realmente faz.
Muitas pessoas pensam que ter uma equipe de marketing e confiar em uma agência ou profissional de comunicação para administrar seus negócios é jogar dinheiro fora. E é por isso que as pequenas e médias empresas, em particular, estão perdendo grandes oportunidades de crescimento.
Nos dias em que as pessoas estão muito conectadas, pesquise antes de comprar um produto, você entende quem é a marca, quais são suas vantagens, o que dizem e o que falam sobre elas na rede, é importante ter uma equipe de marketing que sabe exatamente como atrair e reter o consumidor. Isso fará toda a diferença para o seu negócio no aumento das vendas.
Agora que você conhece esta dica importante, vamos entender melhor o que o departamento de marketing faz.
Área responsável pelo suporte à equipe de vendas da empresa. Se você está se perguntando como, nós responderemos. Para que os compradores cheguem à sua equipe de vendas, eles precisam primeiro saber e querer comprar o seu produto, ou pelo menos a sua solução faz sentido para resolver o problema deles, certo? É exatamente aqui que começa o trabalho de marketing. É ele quem usa inúmeras táticas para atingir os clientes a fim de conquistá-los e retê-los. E esse é o grande objetivo de cada marca.
Assim, a equipe de marketing age, faz um diagnóstico de mercado muito preciso, entende quem é o seu público-alvo, faz um bom planejamento e seleciona as melhores técnicas para o seu negócio. Dessa forma, ele também acompanhará as métricas e poderá avaliar o que trará o maior retorno sobre o investimento e fará mais sentido para o seu negócio. Além disso, também ajudará a melhorar a imagem da sua marca e o envolvimento do público com o seu produto.
Para que isso seja feito de forma eficiente, a indústria possui diversas atividades bem definidas. Para melhorar o trabalho do dia a dia, algumas práticas comuns são:
· Desenvolver um plano estratégico que cubra os fatores internos e externos,
· usando a criação de uma persona (ou possivelmente personas em sua empresa),
· compreender o mercado externo,
· realizando pesquisas de satisfação,
· gerenciar todos comunicações,
· determinar os canais de comunicação a serem usados e a personalidade da marca, criar metas e objetivos concretos que possam ser alcançados, criar um plano para alcançá-los, gerenciar marca, marca e campanhas publicitárias,
· gestão 360º da marca e também campanhas específicas.
Parece muito trabalho, não é? E realmente é. Porque cada um desses tópicos é dividido em várias atividades diferentes.
O que constitui uma equipe de vendas?
O que constitui uma equipe de vendas?
A equipe de vendas de uma empresa, também conhecida como equipe de vendas, é responsável por explicar os benefícios diretos de seu serviço ou produto, pessoalmente ou por meio de comunicação face a face, e como solucionar o problema que o consumidor precisa resolver. Ou seja, é a sua equipe de vendas que entra em contato direto com o consumidor. É por isso que o processo de comunicação é tão importante nesta fase. Novamente, você pode converter um lead ou simplesmente perdê-lo para sempre.
Por que o marketing e as vendas devem trabalhar juntos?
Por que o marketing e as vendas devem trabalhar juntos?
Agora que você entende a missão crítica de cada um desses setores para aumentar as vendas, vamos entender por que é tão importante que eles trabalhem juntos.
As equipes de marketing e vendas devem ser totalmente sinérgicas para garantir que a promoção de um serviço ou produto possa ser eficaz para atrair e vender para as pessoas. Em outras palavras, o marketing não adianta quando a equipe de vendas atrai milhares de clientes em potencial, não está bem treinada e informada para atendê-los conforme eles chegam até eles e desistem de comprar. Além disso, é importante lembrar que também deve estar preparado para a demanda que é enviada pelo marketing.
Usar perguntas com foco nos negócios é uma das técnicas mais populares para fechar vendas. Você já deve ter ido a uma concessionária e depois de conhecer todas as características, vantagens e condições do veículo que deseja, ouviu uma palavra de fechamento? Encurte o processo de negociação que leva o cliente à venda.
Mas tenha cuidado! Tenha cuidado para não apertar as mãos com perguntas introdutórias. É importante equilibrar as várias técnicas de fechamento de vendas para que você não se torne um vendedor chato.
Aqui na Tornera, oferecemos soluções inovadoras de Consultoria para sua Empresa. Seja ela de qualquer tamanho ou necessidades.
Para você conhecer melhor nossas soluções para Alavancar os Resultados de Vendas da sua Empresa, conheça o nosso Programa Vazão clicando aqui
Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.
Categorias
A Tornera
A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.
Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.
O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.
Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.
A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!