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Importância da Geração de Engajamento no Processo de Marketing

30/11/2021 13:00 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing
Equipe reunida

Para marcas que querem se destacar no mercado, não basta mais apenas ter um grande número de clientes. O bordão do novo contexto de consumo em que vivemos é o compromisso. Isso significa que é preciso ir além da captura de consumidores, é preciso retê-los, pois esse processo tem duas consequências extremamente importantes: a fidelização e a captação de novos clientes, ou seja, o sonho de todo empresário se torna realidade. No artigo de hoje, cobrimos a importância da fidelidade do cliente e como usar estratégias relacionadas

O que é engajamento de cliente?

Embora este seja o assunto em alta no mundo do marketing e do comportamento do consumidor, o termo às vezes é muito vago. Então, vamos começar com a definição: podemos dizer que engajamento é a forma e a intensidade com que o cliente interage com sua marca.                                    

Um consumidor comprometido não leva passivamente as campanhas de marketing da empresa com ele: ele insiste em gostar, comentar e compartilhar - no contexto do marketing digital e da mídia social.                                    
Ele está, portanto, aberto ao diálogo com a marca e não apenas recebe passivamente sua mensagem. Isso cria uma conexão mais forte entre essas duas partes. No entanto, é importante destacar algumas ressalvas:  Uma interação oportuna dificilmente caracterizará um cliente verdadeiramente engajado.

Por exemplo, se você criar uma campanha de mídia social pedindo às pessoas que comentem em uma postagem marcando um amigo para obter um desconto no próximo lanche, provavelmente receberá uma enxurrada de comentários que serão atraídos pelo preço. 

Pessoas que apenas comentaram nesta postagem, mas não interagem com nenhum outro conteúdo que não tenha esse apelo, ainda não estão engajadas, embora este possa ser um bom lugar para começar. 

É importante ter em mente que existem diferentes níveis de engajamento e o cliente geralmente aumentará quando tiver uma experiência satisfatória com a marca. Por exemplo, depois de ir a um restaurante pela primeira vez, ele pode começar a seguir as redes sociais. 

Depois disso, se achar o conteúdo interessante, você pode curtir algumas postagens e começar a compartilhar nas suas redes. Mas é um processo em evolução. O engajamento de qualidade não acontece da noite para o dia.                                   

O que significa engajamento na mídia social?

O engajamento na mídia social é a métrica usada para medir o quanto o conteúdo de uma marca está realmente atingindo seu público.                                    

Este indicador dá a porcentagem da audiência total que é influenciada desde a comunicação proposta até a interação com a página.

O cálculo é feito a partir do número médio de interações registradas em um período ou publicação e o alcance total da marca nesse meio.

Levamos em consideração todas as interações registradas para criar a conta: reações, comentários, compartilhamentos, cliques, retuítes e menções.

Este total pode ser segmentado por campanha, postagem ou período de tempo - dependendo da sua estratégia de medição.

O resultado desta soma deve então ser dividido pelo intervalo total da página da empresa nesta rede, ou seja, o número de seguidores.

Qual a importância do engajamento na mídia social?

Hoje em dia, apenas olhar para o tamanho do público capturado não é mais suficiente para julgar a presença de uma marca na web.

Muito mais do que apenas o número do seguidor é o engajamento que o ajudará a medir a eficácia de suas ações no curto e médio prazo.

A métrica é, portanto, um ótimo termômetro para aferir a eficácia das ações propostas pela equipe de marketing.

Quanto mais pessoas responderem de alguma forma às publicações, maior será o envolvimento e melhor será o direcionamento de sua comunicação.

Além disso, a introdução de algoritmos por redes sociais significa que nem todo o conteúdo está na linha do tempo de exibição dos usuários - você tende a priorizar as postagens que são mais envolventes.

Assim, ao permitir que você personalize suas comunicações para interagir bem com seu público, você também aumenta as chances de influenciar novos clientes em potencial.

Por que engajar meu cliente?

Já sabemos o que é engajamento e como ele se manifesta, mas afinal, por que é tão importante investir em estratégias com esse alinhamento? A resposta é muito simples: porque ajuda a aumentar os resultados financeiros da empresa. Para se ter uma ideia, um estudo da Constellation Research descobriu que as empresas que conseguiram melhorar a fidelidade do cliente aumentaram as vendas cruzadas em 22% e a receita em 13 a 51%. Além disso, o número de pedidos também aumentou de 5% para 85%.                                       
Em outras palavras, embora o envolvimento seja principalmente em plataformas digitais no momento, ele vai além dessa barreira e afeta as vendas. Clientes engajados compram mais porque se sentem mais próximos da marca.                                        

Isso significa que é uma estratégia fundamental para reduzir a rotatividade de clientes e aumentar a fidelidade. Em segmentos altamente competitivos como a indústria de fast food, é ainda mais importante usar estratégias para garantir a proximidade com o cliente. 

Seu cliente tem uma infinidade de opções de refeições rápidas. Como você pode garantir que eles escolham seu restaurante repetidamente? Contrate-o para tê-lo sempre com você. Lembre-se: a fidelidade e a fidelidade do cliente são duas quantidades diretamente proporcionais.

Investir na produção de conteúdo de qualidade

O engajamento geralmente é medido pela interação do cliente no ambiente digital, principalmente nas redes sociais da empresa. Portanto, é necessário criar um conteúdo estimulante que mereça curtir, comentar e compartilhar.                                         

Tenha muito cuidado para não se colocar no piloto automático e compartilhar postagens semelhantes, repetindo os padrões de todos os seus concorrentes. 

Pense em agendas interessantes que podem ser relevantes para o seu público (o que remete à importância de ter uma personalidade bem definida), algo que seja mais do que divulgar a sua empresa que pode fazer a diferença. 

Para manter essa relevância, faz sentido dividir o conteúdo em tópicos: mitos e verdades, respostas às dúvidas dos clientes, curiosidades sobre o produto, história da marca e assim por diante.

Conclusão

Não basta ter boas ideias, elas têm que ser bem implementadas: textos bem escritos, gramaticalmente corretos, dependendo da plataforma. Também produz arte com um padrão de identidade de marca, fotos de alta qualidade.

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