Atendimento

O Impacto Psicológico do Busdoor: Como Atrair a Atenção do Público

19/12/2023 16:00 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Descubra como o busdoor impacta psicologicamente, cativando o público com estratégias de design e psicologia da publicidade em ônibus. Atraia atenção e destaque-se na concorrência.

Um ônibus verde e branco passando por uma rua próxima a prédios altos
(Fonte: iStock/Reprodução)

Todos nós concordamos que para se diferenciar e chamar a atenção do público em um mercado competitivo, as empresas precisam ser criativas não é mesmo? Uma forma bastante eficaz de fazer isso é usando a publicidade em ônibus, ou busdoor


A propaganda em ônibus é uma mídia que consiste em um adesivo colado no vidro traseiro dos ônibus, que permite que as empresas divulguem sua marca para um público variado. Neste post, vamos analisar como o busdoor influencia a mente dos consumidores e de que forma conseguimos conquistá-los nas ruas através desse tipo de marketing. Acompanhe!

A Arte de Capturar Olhares: Psicologia por Trás da Publicidade em Ônibus

Neste artigo, você vai descobrir o incrível mundo da publicidade em ônibus e como ela se baseia na psicologia para criar anúncios que capturam e seguram a atenção do público. Você entenderá como os elementos visuais - como cores, formas e imagens -, e os elementos textuais -, como slogans, frases e palavras-chave -, se combinam para criar um impacto duradouro nas cabeças dos consumidores. 


Além disso, você também vai conhecer alguns exemplos de sucesso de busdoor e as melhores práticas para criar os seus próprios anúncios.

Um cérebro cheio de palavras
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

O segredo dos anúncios que vendem: a combinação perfeita de elementos visuais e textuais na publicidade em ônibus

A mídia em ônibus aproveita o tempo de exposição, a repetição, a curiosidade e a emoção para criar um impacto duradouro. Porém, os anúncios busdoor também chamam a atenção por outros motivos: eles são coloridos, criativos e dinâmicos. Com a intenção de influenciar os consumidores, eles exploram a psicologia através da atenção, da memória e da persuasão. 


Quer saber como e conhecer cases de sucesso? Veja mais a seguir.

Cores

As cores que se destacam e se contrastam não apenas chamam a atenção, como também provocam emoções singulares. A escolha das cores na publicidade é apenas uma das maneiras de passar uma mensagem, criar uma imagem visual, capturar atenção, influenciar os sentimentos e as escolhas dos consumidores. Dependendo do cenário, da cultura e do gosto pessoal, as cores têm o poder de expressar diferentes valores e impressões. Sendo assim, é essencial selecionar os tons mais apropriados para cada tipo de produto, serviço ou marca.

Case de sucesso

Um exemplo famoso de como a publicidade pode usar a combinação de cores de forma harmoniosa e chamativa é o da Coca-Cola, que tem o vermelho e o branco como cores principais. O vermelho é uma cor enérgica, que se refere à paixão, ação e desejo. O branco, por sua vez, simboliza a pureza, a limpeza, a simplicidade e a paz. Essas cores juntas formam um contraste intenso, atraente e bonito - que passa a ideia de uma bebida refrescante, gostosa e de confiança.

Elementos textuais

Além das cores, é essencial usar palavras relevantes e persuasivas para captar a atenção do consumidor. Mensagens breves, fortes e intrigantes fazem com que a audiência receba a ideia do anúncio rapidamente.


A publicidade depende dos elementos textuais para transmitir a visão, o valor e o diferencial de algo que se quer vender. Eles também têm o poder de convencer, informar, divertir e até mesmo emocionar o público, gerando uma ligação e uma boa impressão. 


Imagine a imagem de uma mulher feliz segurando uma xícara de café com o título: “Café da manhã com sabor de felicidade” seguindo pelo texto: “Você merece começar o dia com o melhor café do mundo. Experimente o (marca do café), o único que tem grãos selecionados, torra perfeita e aroma irresistível. (Marca do café), o café que te faz feliz”. Para finalizar o anúncio, uma assinatura e um slogan.


Nesse exemplo fictício os elementos textuais ajudaram a criar uma imagem boa e sedutora do produto anunciado - e isto se aplica a qualquer divulgação. O título atrai e instiga, o texto mostra as vantagens e os atributos do produto em si, a assinatura revela a marca e o slogan condensa a proposta em uma frase marcante.

Uma imagem de uma linha de alfinetes com as palavras ideia, planejamento, estratégia,
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Estratégias para o um bom layout de busdoor

Como vimos, uma das formas de atrair e reter o interesse do público é usando a psicologia da publicidade em ônibus. Quando os consumidores ficam fascinados por um bom design, simplesmente não conseguem desviar o olhar. Sabemos que há diversos recursos que podem tornar um simples design de busdoor em uma verdadeira atração visual das ruas, como cores vibrantes e elementos visuais bem posicionados.


Entretanto, neste tópico, vamos explorar outro aspecto que também impacta a memória dos consumidores: o layout.


O layout é um componente essencial na apresentação de qualquer peça publicitária. Ele envolve o uso inteligente do espaço e a hierarquia visual, elementos que orientam o olhar do espectador de maneira natural. Além disso, outro aspecto que interfere na compreensão da mensagem é a disposição dos elementos gráficos. Por mais minimalista que seja o design, se for bem elaborado, conseguirá se sobressair diante da poluição visual urbana.


Assim, para que o layout de busdoor seja eficiente, é importante levar em conta alguns fatores, como:

  • A mensagem e a imagem devem ser claras, objetivas, atraentes e contrastantes;

  • A marca deve ser apresentada de forma clara; com o nome, o logo e o slogan

  • O layout deve ser adaptado ao formato, seguindo as medidas e as regras de segurança.

O design de busdoor é uma forma de comunicação visual que requer cuidado e criatividade. Lembre-se que ele pode ser um bom diferencial para divulgar a sua marca e atrair novos clientes. 

Portanto, se você procura por ações de comunicação e marketing que resultem em uma grande geração de oportunidades de negócios, fale com a Tonera!


A Tornera

A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.


Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.

O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.


Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.


A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!