O uso de redes sociais são fundamentais para qualquer empresa que investe no marketing digital.
O custo benefício é atrativo e a visibilidade de uma marca pode ser elevada, quando o engajamento é alto. Mas primeiro, o que se entende por engajamento?
O engajamento nada mais é do que a interação do público com algum conteúdo hospedado em alguma plataforma, como as redes sociais.
Existe o engajamento de forma orgânica e o de forma patrocinada. A diferença, é que na forma orgânica não há impulsionamento , ou seja, não há investimento de dinheiro nas publicações.
Agora, como conseguir mais engajamento, mais interação do público? Como aumentar a visibilidade da marca? Calma, que te daremos algumas dicas.
Vamos falar aqui de como obter mais engajamento nas redes sociais Facebook e Instagram, redes com grande volume de usuários e que são atrativas para quem investe no marketing digital.
Não devemos esquecer que tudo depende de um bom planejamento e da organização.
Logo, a primeira dica é: faça planejamentos, sejam eles diários, semanais ou mensais.
Não saia escolhendo os assuntos aleatoriamente. Faça pesquisas e ranqueie os melhores temas.
Defina as formas como serão produzidos, texto corrido, vídeos, enquetes etc.
Monte um cronograma de postagens. Chega o dia de postar e você ainda nem sabe o assunto? Não cometa esse grave e comum erro.
Estabeleça o que será publicado e quando isso acontecerá. Saiba com antecedência o que será abordado e não perderá tempo.
Também não correrá o risco de produzir algo sem consistência, por ser uma produção de “última hora”.
Estabeleça uma frequência de posts e nutra o leitor aos poucos. Do que adianta um grande volume de publicações em um único dia se no resto da semana não haverá conteúdo novo?
Poste com uma frequência e compartilhe sempre um conteúdo por vez. Não sobrecarregue o leitor com uma enxurrada de textos e vídeos em um curto espaço de tempo.
Isso pode fazer com que ele não consiga acompanhar tudo de uma única vez e, na pior das hipóteses, perca o interesse naquilo que tem acesso.
Produza conteúdos de qualidade. Outro fator de destaque para conquistar mais engajamento é a relevância dos conteúdos.
Os assuntos são atuais e interessantes? A forma como apresento os conteúdos é interessante? É um texto cansativo de ler? Um vídeo longo e também cansativo? Faça sempre essas perguntas.
Como cada vez mais falta tempo, se o conteúdo é muito extenso, o público não interage da forma que você gostaria.
Estamos falando de Facebook e Instagram, redes que para muitos usuários é uma forma de distração.
Portanto, evite conteúdos longos e cansativos. Prefira àqueles curtos e interessantes, ao invés de longos e com pouca relevância. Afinal, às vezes, menos é mais, ok?
* Engajamento no Facebook
Falando mais especificamente do Facebook, opte por produções que chamem a atenção visual do leitor. Logo, aposte no visual e no audiovisual.
Imagens chamativas agradam mais, frases interessantes, também. Áudios e vídeos são interessantes, pois atrai o público de diferentes maneiras, fazendo com que ele consuma um conteúdo, realizando outras atividades simultaneamente. Um bom exemplo é a criação de podcasts.
Crie vínculo com o público. Seu cliente provavelmente ficará mais satisfeito se você responder às perguntas ou comentários no Facebook.
Seja elogio ou crítica, o bom é sempre dar um feedback e mostrar ao cliente que você está ali presente.
Apresente provas sociais. Nada mais interessante que saber se aquilo que procuramos realmente funciona, não é mesmo?
Se você apresenta provas sociais, terá mais chances de conquistar mais engajamento e claro, consequentemente, mais vendas.
Mostre e tente convencer que aquilo que você faz ou vende é bom e necessário.
*Engajamento no Instagram
Falando mais especificamente do Facebook, opte por produções que chamem a atenção visual do leitor. Logo, aposte no visual e no audiovisual.
Imagens chamativas agradam mais, frases interessantes, também. Áudios e vídeos são interessantes, pois atrai o público de diferentes maneiras, fazendo com que ele consuma um conteúdo, realizando outras atividades simultaneamente. Um bom exemplo é a criação de podcasts.
Crie vínculo com o público. Seu cliente provavelmente ficará mais satisfeito se você responder às perguntas ou comentários no Facebook.
Seja elogio ou crítica, o bom é sempre dar um feedback e mostrar ao cliente que você está ali presente.
Apresente provas sociais. Nada mais interessante que saber se aquilo que procuramos realmente funciona, não é mesmo?
Se você apresenta provas sociais, terá mais chances de conquistar mais engajamento e claro, consequentemente, mais vendas.
Mostre e tente convencer que aquilo que você faz ou vende é bom e necessário.
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