Descubra dicas essenciais para escolher uma assessoria de vendas eficaz e impulsionar o sucesso da sua empresa. Guia completo para contratação assertiva.
Uma assessoria de vendas é um serviço que pode auxiliar a sua empresa a melhorar o seu desempenho comercial, aumentando as suas vendas e a sua satisfação dos clientes. Dito isso, como escolher e contratar uma assessoria de vendas que seja adequada para o seu negócio, que atenda aos seus objetivos e que ofereça um bom custo-benefício? Quais são os fatores e as etapas que você deve levar em conta para fazer uma boa contratação?
Se você tem dúvidas sobre essas e outras questões, este artigo foi feito especialmente para você. Neste post, vamos esclarecer o que é uma assessoria de vendas, quais são as suas vantagens e como você pode contratar um serviço eficaz para o seu negócio. Traremos recomendações práticas e aspectos relevantes para que você possa fazer uma escolha inteligente. Acompanhe!
O que é uma assessoria de vendas e quais são os seus benefícios?
O objetivo de uma assessoria de vendas é ajudar a sua empresa a estabelecer, implantar e aprimorar a sua estratégia de vendas, considerando o seu segmento de mercado, o seu produto ou serviço, o seu público-alvo e os seus objetivos. Uma assessoria de venda é mais do que um treinamento ou consultoria, é um suporte contínuo, que inclui uma análise minuciosa do seu contexto atual, um planejamento estratégico, uma implementação prática e uma mensuração de resultados.
Uma consultoria de vendas é também uma solução personalizada e ajustada às suas necessidades e expectativas, que visa oferecer as melhores respostas para a sua empresa, levando em conta o seu orçamento, o seu perfil e o seu momento.
Os benefícios de uma assessoria de vendas para a sua empresa são muitos, porém vamos citar os três principais:
Mais vendas: com uma assessoria de vendas, você conseguirá vender mais e melhor, pois terá uma estratégia muito mais efetiva, que atinja o seu público-alvo, que se destaque em meio a concorrência, que crie valor para o seu cliente e que concretize mais negócios.
Menos custos: com uma assessoria de vendas você pode economizar mais, pois terá uma estratégia que aproveita melhor os seus recursos, que reduza os seus gastos, que aumente a sua produtividade e que melhore a sua rentabilidade.
Mais qualidade: com uma assessoria de vendas, você consegue aperfeiçoar o seu produto ou serviço, pois terá uma estratégia de vendas mais sintonizada com as necessidades e expectativas do seu cliente e público, que entregue uma solução adequada, que vença as suas resistências, que assegure a sua satisfação e fidelização.
São ou não são ótimos motivos? A seguir, confira algumas dicas de como escolher e contratar um bom suporte de vendas.
Como escolher e contratar uma assessoria de vendas eficaz?
Antes de selecionar e contratar uma consultoria de vendas eficiente é recomendável seguir os passos a seguir:
Defina o seu objetivo: o primeiro passo para contratar uma boa assessoria de vendas é estabelecer qual é o seu objetivo ao admitir esse serviço, isto é, o que você quer obter com a sua estratégia de vendas. Por exemplo, você pode desejar elevar o seu faturamento, ampliar o seu mercado, introduzir um novo produto ou serviço, etc.
Pesquise o mercado: uma vez que você tenha estabelecido o seu propósito, é preciso analisar o mercado e descobrir quais são as organizações, especialistas ou ferramentas que prestam o serviço de consultoria de vendas. E mais importante: que tenham uma boa reputação, sejam de confiança e possuam experiência na sua área de atuação.
Compare as opções: em seguida, você deve comparar as opções disponíveis e avaliar quais são as que melhor atendem às suas necessidades e expectativas, levando em conta os seguintes critérios:
Portfólio: confira exemplos de sucesso, as opiniões e as indicações de clientes que já utilizaram a assessoria de vendas. Não se esqueça de ver também os resultados alcançados, os obstáculos vencidos e as propostas apresentadas.
Metodologia: confira qual é a metodologia aplicada pela assessoria de vendas em questão e tenha certeza de que ela é transparente, coerente, atual e validada, e se ela contempla todas as fases do processo de vendas, desde a pesquisa até a mensuração.
Equipe: confira quem são os profissionais que fazem parte da equipe e veja se eles são habilitados, experientes, treinados e engajados. Tenha certeza também de que eles dominam o seu mercado, o seu produto ou serviço e o seu público-alvo.
Preço: pesquise sobre o preço solicitado pela assessoria de vendas que você está pensando em contratar e veja se ele é razoável, competitivo e adequado ao seu orçamento. Veja se ele proporciona um bom retorno sobre o investimento, ou seja, se ele compensa pelo serviço oferecido.`
Escolha a melhor opção: por último, mas não menos importante, você precisa selecionar a opção mais adequada entre todas as que você analisou, e contratar a consultoria que melhor se encaixa no seu propósito, no seu segmento, ao seu produto ou serviço, no seu público e, claro, no seu orçamento.
Resumindo…
Como visto, um serviço de consultoria em vendas pode impulsionar o desempenho de sua empresa, contribuindo para aumentar as vendas de maneira inteligente, efetiva e de acordo com as suas demandas e perspectivas.
Contratar uma consultoria de vendas pode ser um elemento crucial para o sucesso empresarial. Contudo, diante das diversas opções no mercado, é necessário seguir um guia de contratação que considere critérios importantes. Vamos relembrar quais são eles?
A expertise e a credibilidade do serviço no setor de atuação de sua empresa;
A abordagem e os recursos empregados pela assessoria para identificar, planejar e implementar as estratégias de vendas;
Ao optar pela contratação de assessoria, é preciso prestar atenção ao equilíbrio entre os custos e os benefícios, além do retorno sobre o investimento previsto;
A acessibilidade e a comunicação da empresa para com o seu time de vendas, incluindo o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.
Seguindo esses passos, você fará uma escolha eficaz e inteligente; tanto para você, quanto para o seu negócio. Essa será uma decisão importantíssima, pois ela será responsável por te destacar diante da concorrência, impulsionar suas vendas, e garantir a fidelização dos clientes.
Nós da Tornera esperamos que você tenha gostado e esclarecido suas dúvidas sobre quais critérios usar na hora de contratar uma boa consultoria de vendas para o seu negócio.
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