Atendimento

Comunicação, pode ser engraçada?

29/04/2020 23:48 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing

Erros ortográficos e memes se transformam em milhares de curtidas, as marcas aproveitam a onda para serem “engraçadinhas”. Mas será que este é o cominho correto?

Atualmente, temos visto diversos posicionamentos diferentes, na internet, sendo alguns deles com pouco engajamento - quando os clientes não interagem com a marca - e outros com altos índices de compartilhamento, os chamados virais.

A comunicação deve ser conectada com seu público, ir de encontro aos seus anseios ou acertar o tom que ele esperava, para ser bem sucedida.

Desde a concepção até o desenvolvimento de uma marca, a empresa precisa conhecer seu público-alvo muito bem para saber como se comunicar. É preciso se ter identidade, mas a maior questão é saber até onde uma marca pode chegar com a sua identidade.

Ao falarmos de identidade, é preciso entender também a comunicação como um todo: a logomarca, o slogan, o meio em que o produto ou serviço está inserido, tudo influencia em como o comportamento do negócio será com seus consumidores. Falando exclusivamente em texto, a idade e o contexto social são ainda mais gritantes. É fundamental conhecer bem o público para que o engajamento seja direto, ou seja, estar antenado com o que ele está falando e onde ele está conectado é extremamente importante. Tudo isso com a missão de envolver o leitor.

É impossível negar a quantidade de compartilhamentos e a repercussão que um determinado tipo de brincadeira pode trazer para empresas, pois a grande sacada é estar presente no maior número possível de feeds, no menor tempo possível. Ver a marca se replicar rapidamente, com um custo bem abaixo do que os comerciais de TV e rádio, pode ser incrível. Mas cuidado!

Um posicionamento questionável também pode se tornar um viral de exemplo negativo. Algumas empresas “passam do ponto” ao criar imagens que não respeitam o branding e a realidade do produto, sem o objetivo de construir valor para a marca, apenas para aumentar curtidas e compartilhamento. Será que utilizar todas as “modas” é uma boa ideia? A resposta é: depende. Erros existem, mas utilizar o timing correto requer, além de cuidado, muito bom senso. Antes de criar uma imagem que tenha a pretensão de se tornar um viral, ganhar curtidas e compartilhamentos com engajamentos orgânicos sem desembolsar muito, é preciso repensar os valores e a identidade que a marca possui.

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

A Tornera

A Tornera possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para proporcionar um atendimento dinâmico e eficaz.


Trabalha com profissionais exclusivos, altamente qualificados e com vasta experiência de mercado no segmento de comunicação e marketing.

O atendimento é focado em qualidade e agilidade, oferecendo preços competitivos, estratégias versáteis e inovadoras.


Para sua empresa, seja ela, iniciante, de pequeno, médio ou grande porte tenha as oportunidades de negócio de que precisa para se destacar ou se consolidar no mercado, entre em contato agora conosco agora mesmo.


A geração de oportunidades para o seu negócio é a maior preocupação para a Tornera, e custa muito menos do que você imagina!

Vamos tomar um café? Conte sua ideia