Encontrar oportunidades é uma das grandes essências do marketing, seja no desenvolvimento de negócios ou na divulgação de marcas e produtos.
Porém, se nos limitarmos à comunicação e ao relacionamento com o cliente, considere que o cenário onde se situa o seu negócio pode ajudar a sua marca a atrair muito mais consumidores com pouquíssimo investimento!
Não existem canais ou meios de comunicação definidos para o marketing de oportunidade - neste caso, a criatividade é na verdade o limite. No entanto, são as redes sociais que dão a este conceito uma nova perspetiva: pela primeira vez, marcas e clientes falar como amigos (e com direito a provocar, memes e estar de bom humor)!
Claro, tudo isso só funciona com um bom planejamento. Cair no tom e na linguagem pode ser mortal em qualquer empreendimento, e cobrimos tudo neste artigo. Dê uma olhada nos tópicos que preparamos.
- O que é marketing de oportunidades?
- Marketing de Guerrilha
- Marketing de promoção
- Marketing de vendas
- Quais erros devem ser evitados?
- Menos direcionamento
- Tratamento inadequado de questões polêmicas
O que é marketing de oportunidade?
O que é marketing de oportunidade?
Qualquer empresa que se beneficie de um memorial, festival cultural, evento atual, tendência ou mesmo promoção de um concorrente está fazendo marketing de oportunidade.
Assim, podemos observar que essa estratégia é trabalhada em diferentes formatos e cenários:
- Campanhas de Natal, Mardi Gras, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados etc.;
- Ações extraordinárias criadas em resposta a reportagens, entrevistas, estudos, tendências, eventos atuais e programas de entretenimento;
- Campanhas para responder a atos competitivos, sugestões ou denúncias;
- Ofertas usando pesquisas ou relatórios em revistas, jornais, blogs ou programas de televisão como um gancho;
- Interação espontânea com consumidores por meio de canais de atendimento e divulgação como telefone, email marketing e redes sociais.
Todas essas ações exigem que sejam vistas pelo público como algo oportuno para ser compreendido, de um posicionamento favorável, interação ou entretenimento para o Momento.
Porém, muitas dessas iniciativas já estão bem consolidadas no mercado e por isso a criatividade e a espontaneidade são ingredientes muito importantes para as empresas que querem se destacar.
Tipos de promoções de marketing
Tipos de promoções de marketing
Existem vários tipos de promoções de marketing com o nome dos objetivos delineados no Plano de Marketing.
Gostaria de falar um pouco sobre esse assunto, mas esteja ciente de que existem mais de 50 Tipos de Ações de Marketing. Para saber mais sobre este tópico, siga minhas postagens.
Marketing de Guerrilha
Marketing de Guerrilha
O marketing de guerrilha veio antes do marketing digital. Em 1984, o autor americano Jay Conrad Levinson trouxe o conceito ao mercado com o livro 'Marketing de Guerrilha'.
E são, como o nome sugere, ações baseadas em estratégias de guerra, nas quais pequenos exércitos de crianças se surpreendem e têm que se sobrepor aos maiores têm chance de vencer.
As ações de marketing de guerrilha geralmente requerem baixo investimento e em marketing digital tendem a se tornar virais rapidamente na mídia e no marketing publicitário.
O que os diferencia é que o marketing de guerrilha tende a ser mais ofensivo. A ideia é que as promoções sejam poderosas e cheguem ao público sem que ele perceba que se trata de uma promoção de marketing.
As promoções geralmente são menos cautelosas e muito mais provocativas do que outros tipos.
Marketing de promoção
Marketing de promoção
Conforme expliquei com mais detalhes no tópico anterior, o Marketing de promoção visa atrair os clientes interessados e dispostos a saber o que você está oferecendo. Por exemplo, a LG tem uma campanha de marketing publicitária realizada que tentava mostrar aos usuários, com uma pegadinha, como as imagens eram nítidas e realistas na televisão.
Este tipo de promoção costuma ser de baixo custo e tenta de forma fascinante despertar o interesse pela oferta desta marca para promoções, brindes ou amostras. Mas os cursos de ação podem ser muito diversos.
Como ações que possibilitam a vivência, ainda que brevemente, dos usuários por meio de testes e testes.
Essas ações além da fidelização de clientes vinculados também trazem uma contribuição significativa para as vendas. Ao contrário do marketing de guerrilha, o marketing promocional tem como objetivo cativar potenciais clientes e despertar neles a necessidade do seu produto e / ou serviço.
Marketing de vendas
Marketing de vendas
Marketing de vendas é uma área de marketing que não serve apenas para se comunicar com parceiros e clientes, mas é voltada principalmente para a venda de um produto ou serviço específico.
A estratégia de marketing varia desde o salvamento do local da embalagem do produto. Todos foram escolhidos para maximizar as vendas de cada produto.
Este é o tipo de marketing que exige que a equipe de vendas esteja 100% conectada à equipe de marketing.
Quais erros devem ser evitados?
O maior benefício do marketing de oportunidade é seu potencial para colocar sua marca em destaque. No entanto, podemos dizer que este é também o seu ponto fraco, pois a responsabilidade envolvida é muito grande e alguns erros são intoleráveis.
Entre os maiores erros que as empresas cometem ao implementar essas estratégias, podemos torná-los os mais importantes - e que sua marca nunca deve se comprometer! Basta que alguns elementos sejam usados ou não em suas ações para que a interpretação do público seja completamente mudada.
Portanto, escolha (com muito cuidado) os recursos e elementos que realmente fazem sentido para o seu público e, se possível, ofereça testes com pequenas postagens ou comentários em horários menos movimentados.
Menos direcionamento
Menos direcionamento
Não faz sentido espalhar fotos, postagens e mensagens motivacionais em todos os dias comemorativos do ano. Seu conteúdo precisa ser relevante!
Não deixe seu público se acostumar com manifestações repetitivas e impessoais. Assuma uma postura humanizada em suas interações e concentre sua criatividade e esforços em temas e celebrações que realmente fazem parte do universo de sua personalidade.
Tratamento inadequado de questões polêmicas
Tratamento inadequado de questões polêmicas
Existe uma peculiaridade no comportamento das pessoas hoje que precisa ser levada em consideração no planejamento de campanhas: a polarização, fenômeno que costuma se manifestar nas redes sociais.
Neste cenário é preciso analisar cuidadosamente os temas abordados e o posicionamento das marcas, principalmente quando se trata de questões naturalmente polêmicas como política, religião, ciência e lutas sociais.
Este rigor se aplica aos diversos formatos de conteúdo que estão em suas Campanhas: Texto, Imagens, Fotos ou Vídeos.
Tratamento inadequado de questões polêmicas
Tratamento inadequado de questões polêmicas
O marketing e a publicidade estão cheios de deslizes polêmicos, muitos dos quais podem ser evitados com uma simples pesquisa e verificação. No entanto, se há algo que pode realmente prejudicar a reputação da sua marca, é a mentira e o desrespeito.
Portanto, investigue o impacto de suas comunicações em diferentes setores da sociedade e certifique-se de que seu conteúdo seja diverso e contenha conceitos e valores de diferentes grupos sociais.
Em campanhas que visem a competição, todos estes cuidados também devem ser tomados e em hipótese alguma a empresa deve cair em mentiras e boatos.
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