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Busdoor: A Estratégia Inovadora para Alcançar seu Público

13/12/2023 11:58 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Descubra a estratégia inovadora do busdoor para atingir seu público em movimento. Conheça os benefícios, impacto visual e eficácia dessa forma criativa e econômica de publicidade em ônibus.

Um close de um ônibus escolar amarelo
(Fonte: Pexels/Reprodução)

A publicidade tem como objetivo comunicar, convencer e mudar a atitude dos consumidores. Mas, para que isso seja possível, é necessário selecionar os meios e as formas mais apropriadas para levar a mensagem desejada ao público-alvo adequado. 

Nesse contexto, esta publicidade aparece como um método interessante para atingir o público que está em movimento de forma eficaz, ressaltando sua visibilidade e efeito visual.

Quer saber mais sobre publicidade em ônibus e suas vantagens? Continue a leitura e descubra!

O que é busdoor?

Busdoor é uma expressão atribuída à publicidade realizada na parte de trás dos ônibus, utilizando, inclusive, o espaço do vidro. Esse tipo de mídia apresenta muitos benefícios; entre eles a mobilidade, a abrangência e a frequência - afinal de contas, os ônibus percorrem por várias regiões da cidade e, assim, alcançam um grande número de pessoas, diversas vezes ao dia.

Além disso, a prática tem uma forte capacidade de atração, pois se sobressai no ambiente urbano — despertando o interesse tanto de pedestres e motoristas, quanto dos passageiros dos veículos ao redor. Outra grande vantagem é que ele também é mais versátil, dando mais liberdade para usar a criatividade na criação das peças publicitárias. Tal tipo de publicidade oportuniza e admite o uso de cores, imagens, textos e até efeitos especiais; como no caso de iluminação e movimento.

Como esta pode ser uma estratégia inovadora?

A publicidade em ônibus pode ser vista como uma estratégia inovadora por vários motivos. Em primeiro lugar, porque ela se ajusta às alterações e às tendências do mercado, proporcionando uma solução eficiente para os problemas causados pela concorrência, superlotação de mídias convencionais e pela divisão do público.


Em segundo lugar, porque ela explora muito bem todo o potencial do impacto visual em transporte público, criando uma conexão emocional com o consumidor. E você sabe por que isso é importante? Porque o impacto visual refere-se à habilidade de uma imagem de suscitar uma reação imediata na pessoa que a observa, despertando sua curiosidade, interesse e memória. O transporte público é uma excelente forma para criar esse impacto, pois as pessoas não estão apenas sujeitas a uma grande variedade de estímulos visuais, como também estão mais abertas e dispostas para obter informações.

Por último, mas não menos importante, este tipo de anúncio explora as inúmeras possibilidades apresentadas pelo contexto urbano — conjunto de elementos que formam a paisagem e a dinâmica da cidade: ruas, prédios, monumentos, eventos, pessoas, etc -, mantendo uma interação com o espaço e com o público. 

A publiciddde em ônibus consegue se harmonizar perfeitamente com esse contexto, criando uma espécie de “conversa” com o ambiente e com as experiências vividas pelo público. Dessa forma, ela gera sentimentos como identificação, comoção e engajamento; fundamentais para o sucesso de qualquer prática publicitária.

A seguir, conheça as vantagens desse tipo de divulgação para os anunciantes.

Uma lâmpada acesa em um fundo preto
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Quais são os benefícios para os anunciantes?

A publicidade em busdoor traz diversos benefícios para os anunciantes. Dentre eles, podemos destacar quatro:

  • Forma eficaz de divulgar a marca, o produto ou o serviço: o anúncio em ônibus chama a atenção e fica na memória de milhares de pessoas que o veem todos os dias, em vários lugares e horários; fortalecendo a imagem e a mensagem da empresa.

  • Ampliação e segmentação do público-alvo: o marketing em ônibus pode ser direcionado para as regiões e os perfis que o anunciante deseja atingir, abrangendo um público variado e qualificado, que engloba diferentes classes, idades, gêneros, etc.

  • Ganho de eficácia e maior economia: a publicidade em ônibus tem um baixo CPM — custo por mil —, que é o indicador que mostra o valor pago para alcançar mil pessoas com determinada mídia. A publicidade em ônibus também tem um alto retorno sobre o investimento (ROI), que é a proporção entre o lucro e o custo de uma ação de marketing.

  • Liberdade para criar e se diferenciar: a publicidade em ônibus possibilita o uso de vários recursos visuais e técnicos; o que possibilita a criação de peças publicitárias inovadoras e marcantes, que se sobressaem em relação à concorrência e agregam valor à marca.

Duas pessoas fazendo sinal de positivo
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Uma abordagem criativa, eficaz e econômica para sua marca

A divulgação em ônibus é uma tática inovadora para atingir — de forma eficaz — o público que está em trânsito, ressaltando ainda mais sua visibilidade e impacto visual. Essa mídia externa se molda perfeitamente às alterações e aos movimentos do mercado, explora a capacidade do efeito visual em transporte coletivo, aproveita as brechas do cenário urbano e traz vários benefícios para os anunciantes. Por essas e outras que esta é uma excelente alternativa para quem quer promover sua marca, produto ou serviço de forma inventiva, eficiente e econômica.

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