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Ações De Comunicação Integrada De Marketing

10/11/2020 15:43 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing

Você sabia que a comunicação e o marketing podem se integrar para formar um conjunto de ações bastante eficientes para a sua empresa?

Isso porque, as ações de comunicação integrada de marketing, possuem como objetivo principal conferir uma voz única e coerente para a sua empresa, através de diferentes canais de mídia.

Ou seja, essa é uma ação importante para a suas campanhas de marketing.

Pois, poderá alcançar melhores resultados e atingir um público maior, somente com um diálogo bem construído e coerente.

Assim sendo, caso esteja interessado em conhecer um pouco mais sobre essas ações, os seus benefícios e como utilizar, continue lendo esse conteúdo!

O que é comunicação integrada de marketing?

Você já deve saber que hoje em dia existe uma série de diferentes tipos de estratégias de marketing e comunicação utilizadas pelas empresas, para que possam sempre estar em contato com o seu público-alvo.

Essas ações visam estar sempre em comunicação com os consumidores e dar a eles uma experiência cada vez melhor.

No entanto, você já sabia que o conceito que rege grande parte dessas ações chama-se comunicação integrada?

A comunicação integrada de marketing (CIM) é como uma espécie de ação empregada.

Cujo objetivo central é garantir que um mesmo tom de voz seja usado pela empresa em todos os seus meios de comunicação, com o público-alvo.

Ou seja, essa ação estabelece uma linguagem padrão em todos os diferentes canais que a empresa se comunica com o público, mantendo assim a coerência.

O seu conceito é bastante simples, por exemplo, esse tipo de ação é o responsável por manter o mesmo tom de voz usado no Facebook igual ao Instagram.

Pois, há diversos profissionais diferentes envolvidos nas etapas de produção de conteúdo, ou em uma campanha de marketing digital de uma empresa.

Todavia, a empresa é apenas uma, por isso, a comunicação integrada de marketing é importante.

Isso porque, é responsável por estabelecer uma comunicação com o usuário usando sempre a mesma voz, mesmo em diferentes canais, como por exemplo:

  • Redes sociais;
  • Blog;
  • E-mail marketing;
  • Anúncios;
  • Etc...

Por isso uma comunicação unificada e coerente é essencial para criar uma identidade pessoal para a empresa, uma vez que esse conceito é sempre associado à persona por trás do negócio.

Quais são os benefícios da comunicação integrada de marketing para a empresa?

Agora que você conhece mais sobre esse conceito, é bem provável que esteja se perguntando “Quais são os benefícios das ações integradas de marketing?” Bem, confira a seguir!

1. Fortalece a identidade da empresa:

Como dito antes, um dos principais benefícios da comunicação integrada é o fortalecimento da identidade de sua marca ou empresa.

Isso porque uma marca também deve ter uma personalidade própria, para estabelecer uma comunicação com o seu público.

Assim sendo, quando uma marca não possui uma identidade única e fica alterando a sua voz, se torna confusa para o público.

Ou seja, investir em comunicação integrada é essencial não somente para atrair mais clientes, mas, também para fidelizá-los.

Além disso, uma comunicação integrada que seja consistente também garante uma maior eficiência das estratégias de marketing.

2. Mais economia:

É impossível falar sobre os benefícios da comunicação integrada de marketing, sem mencionar o fato de ser econômico, e ainda aumentar o número de vendas.

Isso porque, ao utilizar essa ação, evita-se confusão entre o público e o retrabalho.

Além disso, é possível obter um melhor proveito de peças gráficas em diversas mídias diferentes, e uma gestão única, o que gera mais economia também.

3. Aumento de vendas:

E, além disso, uma comunicação integrada também pode gerar mais vendas.

Uma vez que estabelece comunicação com o público, usando uma voz que passe a sensação de personalidade forte, e que se preocupa com os seus clientes.

Sem esquecer de que marcas que também mantém um posicionamento diante de certos acontecimentos, ganham a preferência do público na hora de realizar alguma compra de um produto ou serviço.

Mas, afinal, como criar campanhas aplicando essas ações de comunicação integrada de marketing? Confira a seguir!

Analise o seu público-alvo

Analisar o seu público-alvo é sempre uma tarefa importante. Assim sendo, faça a si mesmo algumas perguntas para estudar melhor o seu público.

Afinal, quem são essas pessoas com quem você irá criar canais de comunicação? Como elas se comunicam e qual tipo de linguagem utilizam? Quais são os seus interesses e necessidades?

Desse modo, é essencial responder esse tipo de pergunta para que você possa obter sucesso em suas campanhas.

Por exemplo, se o seu público é mais informal e você utilizar uma linguagem mais formal, é possível que eles não entendam.

Tenha um bom planejamento

O planejamento é sempre uma importante dica!

Assim sendo, planeje com cuidado as suas campanhas e determine quais serão os principais objetivos de cada uma delas.

Determine os seus canais de comunicação

Em seguida, explore os diferentes canais de comunicação, e escolha aqueles onde é mais coerente estabelecer contato com o público.

Para isso, analise o seu público-alvo para descobrir quais são os canais que mais utilizam.

Pois, estar onde o seu público também está pode gerar mais engajamento e vendas.

Assim sendo, as ações de comunicação integrada de marketing são importantes hoje em dia, para qualquer empresa ou marca que deseja estabelecer uma voz única ao comunicar-se com o público.

Afinal, utilizar uma mesma linguagem em diferentes canais facilita a aproximação com o público.

Além de criar uma identidade para a sua marca, para lembrada por seus clientes, gerando assim mais tráfego e vendas.

Por fim, o que achou desse conteúdo? Possui alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

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