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A importância de uma estratégia sólida para melhorar suas vendas

29/10/2021 08:58 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing

Qualquer bom vendedor sabe que, se você confiar apenas na sorte, nada venderá.


Você precisa saber como vender. E seguir as etapas do processo de vendas em detalhes ajuda muito durante esse período.


Principalmente quando aliados à experiência, vivência de mercado, cursos e conhecimentos técnicos, aspectos fundamentais para o sucesso de todo profissional de vendas.


No entanto, muitas vezes o vendedor fica nervoso e você começa a fechar uma venda antes de realizar as oito etapas que apresentamos aqui.


Se você seguir a metodologia, lembre-se de que pode ser crítico para o seu cliente entender claramente o valor da solução que você está oferecendo.


Neste texto você descobrirá que as etapas do processo de venda têm como objetivo principal fazer com que seus clientes tenham o valor de sua solução e seu interesse por eles. Para ajudá-los a superar eventuais dificuldades e atingir seus objetivos. Na verdade, existem duas qualidades essenciais de um bom vendedor: Saber como fazer o cliente sentir que você está atrás de um cliente que obtém a melhor solução à sua procura mostra que sua solução tem valor e vários benefícios na resolução de um problema que ele tem.


Se você apenas pensar bem, no material de hoje vamos mostrar (em detalhes) em que consiste cada uma das fases de uma venda.

1. Prepare-se para a viagem 

Em primeiro lugar, o vendedor precisa reunir o máximo de informações possível não apenas sobre a empresa para a qual está planejando vender, mas também sobre a pessoa ou pessoas com quem vai falar.


Você notou o impacto que sua experiência tem se você se esquece de fazer as malas ou faz a mala sem cuidado para uma viagem?


A preparação da viagem é como arrumar a sua mala e procurar fazê-lo da melhor forma, prestando atenção aos mínimos detalhes.


Nas redes sociais e em outros portais de internet em geral existe até uma quantidade enorme de informações sobre pessoas e empresas hoje.


Use isto a seu favor! Seja no LinkedIn ou mesmo na plataforma Lattes, pesquise sua rede e até busque sites de sindicatos para analisar o mercado.


Ah, e além de não perder nenhuma informação importante, ouça. Você também não precisa documentar tudo no sistema de CRM à parte, logo na primeira etapa. Suas próximas etapas serão muito mais seguras quando você consolidar perfeitamente sua base.

2. Investigue o terreno

Você atingiu sua meta? Mesmo que você tenha aprendido que a região é fria e tenha preparado sua mala com uma variedade de opções, é sempre bom analisar os arredores para ver se os dados que você tem naquele momento específico fazem sentido.


Afinal, nunca é demais verificar se o que foi encontrado na preparação da viagem corresponde à realidade do presente.

Nessa fase, que podemos chamar de fase de conexão, é feito o primeiro contato com o lead e se inicia o relacionamento com o prospect.


Você pode entrar em contato conosco por e-mail, telefone ou através de uma reunião (presencial ou virtual) para conhecer melhor o lead, mas ainda não é hora de tomar uma iniciativa de vendas.


Nesse estágio, sempre tente incluir informações importantes e até mesmo alguns detalhes no discurso do seu lead.

 

Isso porque a bagagem que você carrega é importante, mas não deve ser suficiente.


Então, logo depois de quebrar o gelo, faça algumas perguntas iniciais e tente. Você pode adaptá-las ao ritmo da fala do seu cliente em potencial.


Como descobrir aos poucos as necessidades do seu interlocutor e como sua empresa pode atendê-las!


Para isso, você tem que perguntar. E uma técnica bem conhecida neste contexto é chamada SPIN Selling, que divide as perguntas do vendedor em quatro tipos:


Situação: questões que revelam o contexto da venda e dão uma ideia da situação geral que se pretende captar;


Problemas: Mais detalhados, são dúvidas que indicam problemas e dificuldades específicas que devem ser superadas pelo comprador;


Implicação: Neste caso, são questões para determinar as consequências caso o comprador não resolva o seu problema. Exemplo: você se esqueceu de colocar o carregador do seu celular na mala. Se você não consegue encontrar uma solução para este problema, o que isso significa?


Necessidades: finalmente, é hora de entender as necessidades a fim de resolver o problema que está sendo abordado. O que é necessário para evitar os efeitos negativos do problema? A solução que você está oferecendo atende à necessidade?


Todas essas análises ajudarão o vendedor a investigar mais pessoalmente agora como o site está se saindo.


Feito esse link, a próxima etapa é encontrar o. qualificar lead, ou seja, verificar se as necessidades do potencial cliente são compatíveis com a oferta da empresa. Se você entrar aqui e entender melhor a dor do cliente, estará dando um grande passo para concluir as várias etapas de uma venda bem-sucedida, não acha?


A partir deste momento, apenas aqueles contatos serão encaminhados aos vendedores que já atingiram o vencimento para a efetivação da venda. O negócio.

O que é uma estratégia competitiva

Estratégia competitiva é a forma como uma empresa compete com outros concorrentes no mercado para obter uma vantagem. Portanto, também pode ser visto como uma forma de se destacar da concorrência, principalmente em áreas muito disputadas.


Assim, é possível para a empresa com essa estratégia trabalhar o status que deseja com ações diferenciadas no mercado.


Portanto, o primeiro passo é ter um bom entendimento do produto e do perfil de seus consumidores, saber qual valor eles procuram em ofertas como a sua, quanto estão dispostos a pagar e qual a concorrência está oferecendo a eles.


Algumas empresas desenvolvem estratégias com base em suas experiências anteriores de marketing e vendas visando alcançar resultados em curto prazo.


No entanto, porque para obter resultados ainda não alcançados, é necessário levar a cabo medidas que ainda não foram realizadas e ter em conta que êxitos podem ser alcançados a médio ou longo prazo. Isso é vital no marketing digital, por exemplo, considerando o quão dinâmica é essa área.


Uma vez que a estratégia competitiva esteja estabelecida, além de detectar uma série de diferenças em seu negócio, você pode descobrir novas oportunidades competitivas e oportunidades que inibem o surgimento de novos concorrentes no mercado.

Que tipos de estratégias competitivas existem?

Agora, vamos dar uma olhada nos principais tipos de estratégias competitivas que você pode usar em sua empresa.


  • Custo 


Independentemente do mercado em que a empresa atua, é muito comum encontrar clientes que buscam sempre o melhor preço na hora de fechar um negócio. Portanto, é importante levar isso em consideração em seu gerenciamento de marketing.


Normalmente, as organizações que oferecem melhores preços podem fazê-lo após negociar o preço de custo com seus fornecedores e recorrer a uma margem de lucro mínima.


A grande vantagem dessa estratégia é o lucro somado ao alto volume de vendas. Porque como o preço é mais barato, mais pessoas comprarão e as vendas serão maiores.


  • Diferenciação 


Neste tipo de estratégia competitiva, você precisa apresentar características únicas ao mercado que oferece seu produto ou serviço.


Em contraste com a estratégia de custo, você pode trabalhar com preços mais altos aqui, desde que sua solução faça a diferença no sentido de que o público vê valor agregado e é mais solvente para ele.

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