Você tem ideia de como fazer marketing social? Você sabe o que é isso?
Bom, se você não conhece ainda sobre marketing social, fique atento a este artigo pois abordaremos mais sobre esse assunto que certamente você conhece mas pode ainda não ter percebido isso.
Isso porque o marketing vem sofrendo inúmeras mudanças ao longo do tempo e todas essas mudanças em algum momento passou por nós, ainda que despercebida.
Uma das principais mudanças do marketing foi sua forma de abordagem. Hoje, é muito mais interessante conquistar do que convencer.
E o marketing social tem tudo a ver com essa proposta, confira!
O Que É E Como Fazer Marketing Social?
Para você que não conhece e nem sabe como fazer marketing social, saiba que ele é uma variação do marketing tradicional.
Só que o foco do marketing social é fazer com que os problemas sociais acabem sendo eliminados ou diminuídos, principalmente se esses problemas tiverem ligações a saúde pública, transportes, etc.
Dessa maneira, esse é um tipo de marketing muito usado por empresas e órgãos públicos que tem como finalidade, promover uma conscientização ou um evento para isso.
A finalidade sempre será o envolvimento de uma população em relação a uma causa. Esse tipo de marketing tem um bom funcionamento justamente por não ser movido a interesses comerciais mas sim, por uma questão maior que são as causas sociais.
Se você então tem interesse em promover uma causa e não sabe muito bem como usar os conceitos do marketing social para realizá-la, confira abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo nessa etapa.
1. Escolha sua causa
O primeiro passo para saber como fazer marketing social é escolher a causa pela qual você deseja lutar.
Existem muitas causas que merecem um apoio e uma dedicação, mas você precisa manter um foco para que possa estabelecer metas e conseguir implementar sua campanha.
É interessante que você já tenha lido um pouco mais a fundo sobre o tema para poder inicia-lo sem maiores problemas.
Portanto, identifique a problemática que você acha que precisa de uma solução e em seguida, avalie os riscos e os recursos que possui.
Nessa etapa primária, o planejamento é fundamental para que tudo saia como o esperado.
Sendo assim, conte com uma equipe para te ajudar a coletar informações, compreender o público, avaliar seus custos, e tudo o que envolve sua ação social.
2. Estabeleça suas ações para saber como fazer marketing social
Quando você já tem uma causa estabelecida em sua mente, passa a ser muito mais fácil pensar em quais ações você irá aplicar para que possa solucionar o seu problema.
Se você tem uma empresa e deseja fazer uma causa social com ela, então escolha algo que possa envolve-la.
Por exemplo, o McDonald's faz um marketing social que se chama McLanche Feliz. Através da venda de lanches, que é o principal trabalho da empresa, é possível arrecadar fundos para outras causas.
A maior parte das ações de marketing social que uma empresa faz, tem a ver com o seu nicho.
3. Envolva o público
Para saber como fazer marketing social dar certo, você precisa saber como envolver o seu público.
Isso porque é a partir deles que sua ação se destacará. Desse modo, ache estratégias nos quais você sabe que atrairá a atenção das pessoas pelo o que você está fazendo e ainda mais pela causa que você está apoiando.
Quando as pessoas entendem o valor, fica muito mais fácil engajá-las.
4. Invista em campanhas para saber como fazer marketing social
Essa é a chave principal para fazer o marketing acontecer. Isso porque sem que haja divulgação, não tem como as pessoas ficarem sabendo o que você está propondo.
O objetivo do marketing social é atingir o máximo de pessoas que você puder.
Portanto, invista em meios para divulgação.
5. Procure parcerias
É muito importante quando for pensar em fazer um marketing social, que você escolha parceiros para poder apoiar seu projeto.
Quanto mais pessoas estiverem interessadas em sua ação, mais rápido será para você alcançar seus objetivos.
6. Ache referências para saber como fazer marketing social
É muito importante para que você saiba como fazer marketing social bem feito, que você busque referências de empresas ou ações parecidas com as quais você deseja fazer.
Isso servirá como um guia para você perceber quais pontos são importantes de se colocar em prática.
Procure estudar o que essas empresas fizeram, quais recursos se utilizaram para saber se seria conveniente para você fazer a mesma coisa.
7. Implementação
Quando todos os pontos tiverem sido alinhados e resolvidos, é hora de pôr a mão na massa.
Ainda que essa fase pareça ser a mais simples de todas, visto que tudo já foi previamente definido, ela não é.
Sua importância é tão grande quanto as outras fases. Portanto, esteja sempre atento a qualquer mudança que possa vir a ocorrer.
Ainda que você tenha definido tudo muito bem, todos sabem que imprevistos sempre podem acontecer.
Portanto, você deve estar preparado caso isso aconteça para que possa tomar medida rápidas para que seja resolvido.
Durante a fase de implementação, é fundamental que você monitore com muito mais vigor todas as etapas já feitas.
8. Avalie para saber seu sucesso
Bom, a avaliação final é muito importante para determinar o sucesso de uma campanha, certo?
No entanto, é imprescindível que você vá fazendo essas análises durante toda a ação, pois isso surtirá muito mais efeito e fará com que os riscos da campanha de não darem certo, diminuam.
Isso porque ao acompanhar o crescimento de sua ação, você saberá o que mudar durante esse processo para fazer com que se obtenha resultados melhores.
9. Mensuração de resultados
Aqui é a fase onde você saberá se todo o esforço para sua campanha deu certo.
Com questões simples, você pode avaliar como o seu marketing social foi recebido, por exemplo:
- A ação foi bem vista?
- As pessoas se engajaram?
- Muitas pessoas foram atingidas?
- Quais pontos devo melhorar para uma futura ação?
- Que ferramentas posso usar para melhorar meus objetivos?
- Quais canais foram mais eficientes na hora de divulgar?
- Qual foi a linguagem ideal para se comunicar com o público?
Entre outras questões.
Caso essa seja sua primeira ação social, ficará claro que muito pontos devem ser melhorados para uma campanha futura.
Sendo assim, guarde todo material coletado para que você possa fazer um balanço geral.
10. Compartilhe
Por último, para saber como fazer marketing social de maneira correta, você precisa saber compartilhar seus resultados com o público.
Então, ache uma forma de dar um retorno para as pessoas para que elas saibam o quanto foram úteis ao contribuir com sua participação.
Isso é muito importante para que as pessoas vejam onde foi parar o seu esforço.
Um feedback é o básico a ser feito. Aproveite os dados coletados nas análises para informá-los ao público.
Conclusão
Vimos então como fazer marketing social de uma maneira muito simples, através de dicas fundamentais desde o início do projeto, até o seu fim.
O importante nesse caso, principalmente se tratando de marketing social, é contar com uma equipe para cuidar de cada parte e fazer com que a ação toda dê certo.
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